Loading

Symposium 2019

II Seminário Internacional Propriedades em Transformação: 16 e 17 de dezembro de 2019 

Venue: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

Rua Morgado de Matheus, 615, Vila Mariana, São Paulo

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Grupo de Pesquisa da Rede Propriedades em Transformação organizou seu segundo Seminário Internacional Propriedades em Transformação. O seminário foi realizado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com a presença de mais de 40 participantes e animado por uma conversa construtiva e provocativa em torno de 14 trabalhos que foram apresentados.

Quanto à natureza do grupo de pesquisa, as apresentações foram fortemente multidisciplinares, com palestrantes provenientes do direito, da geografia, da sociologia, das ciências políticas, da história e de outras disciplinas. De diferentes perspectivas e com diferentes metodologias, os trabalhos colocaram a propriedade no centro e ofereceram reflexões perspicazes sobre a forma como a noção, as práticas e os desafios às propriedades estão redefinindo as cidades, o campo, a forma de trabalho e a economia do Brasil, assim como as dinâmicas das propriedades foram centrais para a construção de uma economia fortemente primária na América Latina e na subjugação e desumanização dos escravos.

Como no passado, o objetivo do Grupo de Pesquisa é reunir uma seleção dos trabalhos e publicar um livro de acesso aberto para estimular mais debates e engajamento crítico com o papel das propriedades nos ecossistemas socioambientais locais e globais.

O evento foi organizado por Debora Ungaretti (FAU-USP), Diogo R. Coutinho (Faculdade de Direito, USP), Flavio M. Prol (CEBRAP), Gabriela de Oliveira Junqueira (Faculdade de Direito, USP), Gisele Alves (UNIFESP), Iage Z. Miola (UNIFESP), Nicole Chamma (UNIFESP) e Tomaso Ferrando (Universidade da Antuérpia).